Durante os dias 9 e 10 de agosto será realizada em Campo Grande a 3ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Diversos municípios de Mato Grosso do Sul, entre eles Dourados, estarão presentes para discutir e elaborar propostas que serão encaminhadas para a Conferência Nacional, marcada para dezembro.
Em Dourados, uma delegação composta por oito representantes, alguns pertencentes a entidades governamentais, outros que estão a frente da luta pelos direitos da pessoa com deficiência na cidade, se prepara para ir a capital com proposta que atendam a realidade do município. “Estamos buscando a construção de uma cidade inclusiva, que vislumbre e concretize, em todas as suas ações, o desenho universal, o qual prevê a acessibilidade razoável, não apenas para as pessoas com deficiências, mas para todos”, explica Ronaldo Gomes, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Dourados - CMDPD.
Com o tema "Um olhar através da convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência da ONU: novas perspectivas e desafios”, o Conselho Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência de Mato Grosso do Sul (Consep/MS) irá debater medidas que melhorem a Educação, esporte, trabalho, Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia, saúde, prevenção, reabilitação, segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social, adequados a pessoa com deficiência e ainda o fornecimento de órteses e próteses aos que precisam.
Conferência municipal
No mês de abril, o CMDPD em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência social, realizou a III Conferência Municipal que abordou temas e propostas referentes aos direitos da pessoa com deficiência na cidade de Dourados. Na oportunidade, foi reivindicada a criação de um Centro Especializado de Reabilitação-CER, e ainda discutidas questões referentes à inclusão, acessibilidade e a necessidade de melhorias na saúde, direitos garantidos por lei a pessoas com deficiência e seus familiares.
Segundo o presidente do CMDPD, Ronaldo Gomes, vários projetos já estão sendo implantados no município, podendo ser citado o início do processo de criação do CER, centro de assistência que irá beneficiar centenas de pessoas com diferentes tipos de deficiências e contará com profissionais especializados em habilitação e reabilitação. “Nosso sonho é que não exista algo que tenha que ser diferente para as pessoas com deficiência, mas que tudo ao nosso redor, seja plenamente acessível”, finaliza o presidente.
Assessoria