Dourados - MS, Sexta-feira, 10 de Setembro de 2010 (67) 3416-6333 - online@diarioms.com.br
Online
 
Capa
Cidades
Economia
Esporte
Polícia
Política
Opinião
Caderno 2
Região
Últimas Notícias
Eleições 2010
Coluna De Chaleira
Diário MS Festa
 
Treinamento Dale Carnegie

Festa à fantasia da Semas

Anjos do Senhor - parte II

Tempo
 
Enquete
 
Quem deve assumir de vez o comando de Dourados?
Juiz deve continuar
Novas eleições devem ser feitas já
Alguém nomeado pelo governador
 

Opinião 




O Brasil está pronto para o novo Estatuto do Torcedor?
Quarta-feira, 28 de Julho de 2010

Adriano Moretto de Oliveira (*)

Já está valendo a lei nº 12.229/10 que serve como complemento ao Estatuto do Torcedor, criado em 2003. Entre as imposições feitas, estão a de que o torcedor que estiver “fichado”, não poderá entrar nos estádios, além de se manter distante em um raio de cinco quilômetros do local da partida. Outra medida é que onde a capacidade de público for acima de 10 mil expectadores, sejam instaladas câmeras de segurança, para que possam identificar pessoas que estejam fazendo algum tipo de vandalismo dentro da praça esportiva. A lei é oportuna para que famílias voltem à frequentar jogos de futebol, além de fazer com que pessoas de má indole não tragam problemas para inocentes. Mas, o Brasil está pronto para que isso tudo aconteça?
Todos nós brasileiros temos idéia de como anda a segurança pública no país. O número de políciais é insuficiente para a demanda de assaltos, homicídios, sequestros e outras ocorrências. Como então fazer com que “as polícias” desloquem homens e viaturas para fiscalizarem uma região tão grande como a do raio exigido? Como será feito essa abordagem? Como será a identificação? Será que isso inibirá mesmo o torcedor “fichado” de entrar nos estádios? E se ele usar uma identificação falsa? São perguntas que serão difíceis de serem respondidas na prática. Talvez usar o modelo da Europa, onde o torcedor é obrigado a se apresentar em uma delegacia cada vez que o seu time for jogar. Mas essas delegacias teriam suporte?
E em relação às outras regiões do país, onde o futebol é quase amador?
Vamos voltar ao exemplo do Mato Grosso do Sul, onde o futebol está a anos atrás dos grandes centros do Brasil. Imaginem o Morenão, Douradão ou o Arthur Marinho em Corumbá com um sistema de segurança de primeiro mundo. Câmeras e detectores de metais? Mas falta alguma coisa... Espera aí? Onde estão os torcedores? Como esses estádios, que vivem abandonados por suas administrações, terão condições de se adequar à essa nova exigência?
Seria mais fácil então as equipes mandarem seus jogos em locais com capacidade menor. Moreninhas em Campo Grande, estádio da LEDA em Dourados ou Chavinha em Itaporã. Mas, esses locais estão adequados às outras medidas do Estatuto do Torcedor?
A intenção dessa nova lei imposta para termos uma Copa do Mundo bem organizada e sem violência em 2014 é válida, resta saber se teremos condições de adequarmos todo um sistema à essa nova realidade.

(*) Jornalista - adriano1711@hotmail.com - www.futebolbarebilhar.blogspot.com - twitter.com/adrianomoretto





21:35 O protesto e a democracia
21:34 A religião que não desce do ônibus
21:34 O vaticínio de Murilo
21:33 Nó crítico
20:37 TSE cassa registro de Janete Capiberibe
20:36 Uma sugestão ao prefeito interino
20:36 A política profissional
20:35 A política safada e o caso de Dourados!
20:35 Política suja II: perseguição ao eleitor
20:34 Sombras e luzes
Versão Impressa  



Colunas  
De Olho
Alfredo Barbara Neto
Personal
Sua Festa
Sem Censura
Ação & Integração
Primeiro caderno  
Opinião
Política
Economia
Cidade
Caderno 2  
Caderno 2
Esporte  
Esporte
Polícia
Região  
Região
Cadernos semanais  
boavida
Diário do Campo

Edições Anteriores
Loterias  

MEGA SENA
Concurso 1211
3 15 31 36 48 54

LOTOMANIA
Concurso 1068
2 9 24 28 32
34 36 44 51 52
55 60 67 72 75
84 85 86 97 0

QUINA
Concurso 2393
2 34 38 41 44

DUPLA SENA
Concurso 894
1 6 37 45 47 50
9 12 23 41 43 48

LOTERIA FEDERAL
Concurso 4481
12515
8344
25288
32329
45194

LOTO FÁCIL
Concurso 564
1 2 3 4 7
9 12 14 15 17
19 20 21 23 24

Assine a versão impressa
        Fale conosco
Anuncie aqui
Expediente
Copyright © 2010 Diario MS. Todos os direitos reservados.
Click5 - Marketing e Soluções Interativas